TRABALHADORAS DE TODOS OS PAÍSES UNÍ-VOS!

      Comentários fechados em TRABALHADORAS DE TODOS OS PAÍSES UNÍ-VOS!

8 de março: dia internacional das mulheres trabalhadoras.

A opressão e a exploração excessiva de mulheres, em um grau ou outro, é um fato generalizado em todos os países do mundo. Desde que existe, o capitalismo se beneficia da subordinação social das mulheres, pois é um instrumento de divisão da classe trabalhadora que lhe permite dispor de uma massa de mão-de-obra “flexível”, educada para submissão e pelo preço barato. Portanto, a opressão sobre a mulher, especialmente sobre a trabalhadora, não desaparece e apenas é amortecida como resultado de grandes lutas sociais.

Atualmente, as correntes políticas mais reacionárias, aquelas que buscam acabar com todas as conquistas sociais de mais de um século de lutas operárias, declaram também guerra aberta aos direitos conquistados pelas mulheres desde de Donald Trump nos EUA aos ayatollahs do Irã, passando por partidos fascistoides europeus, Bolsonaro no Brasil ou Rodrigo Duterte nas Filipinas. Apoiados em velhas religiões patriarcais, com a Bíblia ou o Alcorão nas mãos, utilizam, como bodes expiatórios, a ideologia misógina e machista, a xenofobia, o racismo e a homofobia para desviar o descontentamento social.

Nos últimos anos, em alguns países como Polônia, Espanha, Argentina, Brasil ou Irã, se tem massificado as mobilizações das mulheres pela igualdade social e política, em defesa do direito ao aborto e ao controle de seus corpos e vidas ou por igualdade salarial. Em uma estrutura de constante agravamento das condições de vida das classes trabalhadoras, na qual as mulheres participam da pior parte, o espartilho decomposto do feminismo burguês e pequeno-burguês começou a se romper parcialmente. Começam a surgir naturalmente as reivindicações específicas das mulheres trabalhadoras, migrantes, minorias étnicas e aquelas que afetam toda a classe trabalhadora em relação a seus exploradores.

Contra o feminismo da “irmandade” – que pratica a guerra dos sexos e que apenas diz respeito às relações interpessoais – se desenvolve um “feminismo de classe”, como está sendo chamado, tendo como suporte algumas organizações e sindicatos minoritários. A luta de classes abre caminho, enfim, dentro do feminismo, pondo a vista a impossibilidade de conciliar os interesses das mulheres encasteladas nas altas esferas da burocracia com os das mulheres trabalhadoras das linhas de produção de suas empresas ou com as camareiras dos hotéis de luxo em que as burguesas e pequenos burguesas ficam hospedadas durante suas viagens de negócios.

No entanto, na ausência de qualquer organização genuinamente revolucionária que proponha um programa de classe coerente, os objetivos e métodos do novo movimento são frequentemente contraditórios e confusos e dificilmente escapam à influência da ideologia dominante do feminismo interclassista.

Consideramos uma obrigação e uma necessidade que toda a classe trabalhadora e suas organizações se comprometam ativamente na defesa da liberdade e da igualdade das mulheres em todos os campos, na defesa de seu direito de controlar sua vida, seu corpo e sua capacidade reprodutiva e na defesa de todas as reivindicações específicas como trabalhadoras especialmente exploradas e subjugadas.

Acreditamos também que apenas uma visão programática global que incorpore o objetivo de acabar definitivamente com a sociedade de classes – que é a base de toda opressão – pode dar à luta pela libertação da mulher trabalhadora a abordagem que a unifica como parte integrante da libertação definitiva de toda a classe trabalhadora.

  • Contra todos os tipos de discriminação e opressão contra as mulheres.
  • Pela repartição do trabalho entre todos, com redução do horário de trabalho e sem redução salarial, até o término do desemprego.
  • Contra o trabalho precário e pela igualdade salarial real entre homens e mulheres.
  • Salários, subsídios e pensões que permitem uma vida decente a todos os trabalhadores e trabalhadoras.
  • Serviços públicos suficientes, gratuitos e de qualidade para o atendimento de crianças, pacientes e dependentes.

  • Para moradias decentes para todos os trabalhadores.
  • Por uma escola pública universal, secular, gratuita e coeducacional. Pela eliminação imediata da religião na escola e contra o financiamento público da escola privada.
  • Por uma educação sexual científica focada no amor e no respeito à liberdade sexual individual e de outras pessoas.
  • Contra todos os tipos de financiamento direto ou indireto a qualquer confissão religiosa.
  • Contraceptivos gratuitos, liberdade de aborto e gratuito pela saúde pública. Pela defesa da saúde pública, universal, gratuita e secular. Pelo respeito e tratamento médico adequado das patologias específicas da biologia feminina e das doenças feminizadas.
  • Contra a reificação e mercantilização das mulheres. Pela proibição e punição de cafetões. Pela proibição de “barrigas de aluguel”.
  • Pelo direito de migrar de forma livre e segura para todas as trabalhadoras, trabalhadores e jovens em treinamento. Abaixo todos os muros e fronteiras!
  • Contra a justiça machista. Depuração de todos os juízes e juízas reacionários. Por uma justiça não sexista, onde juízes e juízas são elegíveis e revogáveis ​​pelos conselhos de trabalhadores.
  • Por uma sociedade sem classes, sem exploração e sem opressão. Pelo socialismo


8 de março de 2020.

CoReP (Alemanha, Áustria, Canadá, Estado espanhol, França, Turquia)

Fração Trotskista – Vanguarda Proletária (Brasil)